7 dicas essenciais para manter o controle de seus dados on-line

Há tantos golpes por aí, sem mencionar que as empresas vendem suas informações pessoais sem o seu conhecimento, que podem se sentir como se fosse impossível ter qualquer tipo de controle sobre quem pode ver e ter seus dados on-line.

Mas é possível, e descreveremos algumas maneiras simples de trancar suas configurações de privacidade, gerenciar suas senhas e manter suas finanças seguras.

Como identificar um e-mail fraudulento

Sua caixa de entrada provavelmente está repleta de muitos e-mails indesejados, mas é crucial reconhecer um spam de uma fraude.

Os golpistas se tornaram muito melhores em reunir e usar seus medos em um e-mail convincente para enganá-lo a entregar informações como senhas de contas e até mesmo números de cartão de crédito ou dados bancários.

Você pode ver e-mails que dizem que uma das suas contas foi suspensa ou encerrada devido a atividades suspeitas ou fraudulentas. Geralmente, há um link para clicar para que você possa fazer login e ‘resolver o problema’. Mas esse link provavelmente vai para um site falso que parece o negócio real. Se você digitar seu nome de usuário e sua senha, você os entregará ao golpista e, se usar os mesmos detalhes para outros websites, acabará comprometendo sua segurança ainda mais.

Em caso de dúvida, nunca clique em um link em um e-mail. Em vez disso, digite o endereço do site confiável e conhecido da empresa diretamente em um navegador web (ou use o Google para encontrá-lo) e faça login em sua conta dessa maneira.

Nenhuma empresa respeitável lhe enviará um e-mail do nada e pedirá que você entregue sua senha ou quaisquer detalhes financeiros.

E se você receber e-mails com ofertas inacreditáveis para iPads, festas ou qualquer outra coisa, desconfie se você não conhece a empresa por trás dele. Não entregue detalhes nem pague por nada até ter certeza de que é genuíno.

Não forneça detalhes extras

Ao se inscrever para uma nova conta online, preencha apenas os campos obrigatórios. Não é necessário inserir seu endereço, número de telefone ou qualquer outro dado pessoal (mesmo seu nome do meio) se o site não forçar você.

Obviamente, se você estiver solicitando produtos, precisará fornecer um endereço de entrega, mas, se conseguir, obtenha itens entregues em um endereço comercial.

Além disso, em vez de entregar seus dados bancários, vale a pena configurar uma conta do PayPal e usá-la sempre que possível, pois o comerciante nunca verá sua conta bancária ou seu número de cartão de débito. Se você não quiser usar o PayPal, experimente o Apple Pay ou o Google Pay.

Se você não pode usá-los, por que não configurar uma conta bancária especificamente para compras on-line e manter apenas uma pequena quantia de dinheiro? Desta forma, se esses detalhes forem comprometidos em um hack e caírem nas mãos erradas, quaisquer perdas serão muito limitadas.

Tenha vários endereços de e-mail

As contas de e-mail são gratuitas, por isso é uma boa ideia configurar uma para diferentes atividades on-line, como compras, mídias sociais, fóruns etc.

Dessa forma, você pode limitar a quantidade de e-mails indesejados que você precisa ver, pois não há necessidade de verificar regularmente as contas em busca de e-mails, e isso mantém sua conta de e-mail principal muito mais livre de spam.

Isso também significa que você não é forçado a usar o mesmo endereço de e-mail para todas as suas contas on-line, o que é um risco de segurança.

Use um gerenciador de senhas

A razão pela qual a maioria das pessoas usa a mesma senha para várias contas é porque é difícil lembrar de outras dezenas. Um gerenciador de senhas resolve isso armazenando com segurança logins para contas por trás de um nome de usuário e senha principais. Então tudo que você precisa lembrar é uma única senha.

Melhor ainda, os bons gerenciadores de senhas geram senhas fortes e podem até atualizar suas senhas fracas existentes em alguns casos. E eles inserem automaticamente os detalhes de login de um site ou aplicativo para que você não precise procurá-los.

Recomendamos o LastPass e o 1Password.

Use uma VPN

Uma VPN garante que a conexão entre o seu dispositivo e a internet seja criptografada. É crucial que você use uma VPN em um Wi-Fi público e aberto, caso contrário, você deixará seus dados expostos a qualquer pessoa que queira bisbilhotar.

Normalmente, uma única conta VPN pode ser usada em vários dispositivos para que você possa proteger os telefones e laptops de sua família.

Cheque as suas configurações de privacidade

Se você usa o FacebookInstagramTwitter ou qualquer outro site de rede social, entre em suas configurações e veja as opções de privacidade. A menos que você os tenha alterado, eles serão definidos com os padrões que talvez não ofereçam a privacidade desejada.

O Facebook é o principal a verificar, como o Twitter, Instagram e outros que são públicos, então o que você postar é visível para todos. O Facebook permite que você bloqueie sua conta para que apenas seus amigos possam ver o que você postou, e você pode até configurar diferentes grupos de amigos e excluir pessoas específicas quando você postar.

Se você tem filhos com menos de 13 anos, aconselhamos que não permita que eles usem aplicativos sociais que permitam a qualquer pessoa ver o que publicam. Algumas aplicações permitem-lhe definir uma conta privada, que apenas seguidores ou amigos aprovados podem ver as mensagens.

Verifique se seus dados estão comprometidos

Como tem havido muitos hacks de empresas e sites de alto perfil, você deve verificar se algum dos seus dados foi comprometido. Vá até Have I been pwned? e digite seus endereços de e-mail que você usa para contas on-line.

Se ele foi incluído em qualquer uma das violações, elas serão listadas. Embora seja um pouco tarde para impedir que seus dados sejam roubados, você pode pelo menos alterar a senha associada a qualquer conta invadida para impedir qualquer acesso adicional a essa conta.

Não há mágica quando se trata de manter seus dados on-line seguros. Mas use essas dicas e você terá uma chance muito maior de manter o controle de quem pode vê-los.

Fonte: ITMIDIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *